
A École Polytechnique de Paris: mitos, fontes e fatos
2015; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 29; Issue: 52 Linguagem: Português
10.1590/1980-4415v29n52a01
ISSN1980-4415
AutoresMarcello Amadeo, Gert Schubring,
Tópico(s)Historical Education Studies Worldwide
ResumoResumoA École Polytechnique de Paris foi um grande marco para o ensino da matemática e se destaca em diversos sentidos. Pretendemos neste artigo analisar algumas contribuições que tradicionalmente são creditadas à Escola Politécnica e contrastar com pesquisas mais recentes sobre esses assuntos. Buscamos averiguar a veracidade desses relatos associados às produções matemáticas da escola e rever em que contexto elas foram publicadas, quais as suas repercursões e o que dizem os estudos mais atuais. As contribuições francesas do século XIX, incluindo o final do século XVIII, foram fundamentais para o desenvolvimento da matemática. A noção de rigor na matemática passava por profundas mudanças. Os paradigmas clássicos eram confrontados com as novas ferramentas provindas do método analítico. A difusão e aplicação do método analítico na geometria, na mecânica e no cálculo infinitesimal foi um passo fundamental para caracterizar muitas práticas matemáticas que temos hoje. A análise matemática aproximava-se aos poucos da forma como hoje se configura. As mudanças que a matemática atravessava e as principais contribuições da escola francesa possuem uma relação muito forte na história da matemática. Nosso objetivo é contrastar os mitos difundidos a respeito da escola com os fatos na nova historiografia. Novas pesquisas sobre a história da École Polytechnique (em seguida: EP), em particular desde o Bicentenário da Revolução Francesa, têm revelado novas fontes em arquivos com as novas metodologias. Complementando os trabalhos mais recentes, utilizamos o próprio Journal de l’École Polytechnique, em seus primeiros anos de publicação, para buscarmos publicações diretas da escola que atestem nossas informações.
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