Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A relação com o escrito nos kits de identidade de adultos em processos de reconhecimento e certificação de competências DOI - 10.5752/P.2358-3428.2013v17n32p155

2015; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS; Volume: 17; Issue: 32 Linguagem: Português

10.5752/p.2358-3428.2013v17n32p155

ISSN

2358-3428

Autores

Maria de Lourdes da Trindade Dionísio, Rui Vieira de Castro, Ana Silva,

Tópico(s)

Literacy, Media, and Education

Resumo

No âmbito de um projeto de pesquisa centrado nas biografias de relação com o escrito de adultos envolvidos, em Portugal, em processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências - RVCC -, neste texto apresentam-se os dados relativos à inquirição a 113 adultos do distrito de Braga, Portugal, os quais, estavam a iniciar este processo de reconhecimento. Assume-se que as práticas de linguagem são indissociáveis dos contextos socioculturais em que as pessoas se movimentam, e que as práticas de leitura e escrita atravessam todos os diferentes domínios de vida, de modos mais ou menos vernáculos por oposição aos dominantes definidos por instituições como a escola. Entre as principais conclusões, destaca- -se nestes sujeitos, tidos como “iletrados”, a presença e variedade de atividades de interação com textos, por meio de textos e sobre textos. As características de tais atividades andam intimamente ligadas aos domínios de vida em que estes sujeitos participaram e participam. Neste sentido, a frequência e finalidade do RVCC contribuem para acrescentar aos kits de identidade destes cinco adultos, os traços, e valores que as comunidades letradas atribuem, sobretudo, à leitura.

Referência(s)