“Menos Luiza que está no Canadá” e o fator humanológico da midiatização

2012; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2763-9398

Autores

Marcos Nicolau,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

A forma inesperada como os memes do tipo “Menos Luiza que esta no Canada” se espalham pela internet e acionam a midia, repercutindo fora da Rede na vida das pessoas e instigante porque nao constitui uma formula a ser repetida de forma voluntaria. Que forca move essa replicacao espontânea que varre as redes sociais e se presentifica como uma pratica midiatica coletiva? Nossa atencao recai sobre um fator atuante nesse fenomeno tipico do processo da midiatizacao da sociedade: o fator humanologico. Juntamente com dois outros fatores, tecnologico e mercadologico, determina como hoje se instauram as tecnomediacoes no contexto da cibercultura. Pela analise de como se operacionaliza o fator humanologico nos e possivel compreender melhor as implicacoes da midiatizacao, tendo como objeto de analise “Luiza” e outros memes.

Referência(s)