
A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL FISIOTERAPEUTA, O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
2015; Editora Rede UNIDA; Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
2358-8306
AutoresRafaela Ramos Woodtli, Juliana Veiga Cavalcanti, Fernando Manuel Bessa Fernandes,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoINTRODUCAO: Como a producao bibliografica sobre a formacao do fisioterapeuta com a instituicao das Diretrizes Curriculares Nacionais(DCN) tem analisado os curriculos de cursos de graduacao segundo os principios do SUS. Nota-se uma tendencia aos aspectos relacionados a historia e os percalcos enfrentados na afirmacao da carreira. No entanto, parece ser ainda modesta a problematizacao desses curriculos em consonância com os principios do SUS e as DCN. OBJETIVOS: Analisar a producao bibliografica academica sobre a formacao profissional do fisioterapeuta no que tange as relacoes entre os curriculos de cursos de graduacao das Instituicoes de Ensino Superior, os principios do SUS e as DCN. METODOLOGIA: Esta pesquisa se deu por um processo de levantamento de dados/busca bibliografica (BB) que utilizou como ferramenta o DeCS da Biblioteca Virtual em Saude em consonância com conceitos considerados fundamentais para o estudo. Logo, a estrategia adotada para atender a demanda trazida foi utilizar os proprios conceitos do estudo como respectivos descritores. A discussao do trabalho suscitou os seguintes temas, em forma de topicos: Reforma Sanitaria Brasileira e os principios do SUS; DCN para o curso de Fisioterapia; A formacao profissional do fisioterapeuta no que tange as Politicas de incentivo, problematizacao, perspectivas e desafios. RESULTADOS: A insercao da Fisioterapia no campo da Saude Publica possibilita reflexoes acerca do papel da profissao de acordo com o quadro epidemiologico e a atual logica dos servicos de saude. Com a implantacao das DCN, comeca um novo horizonte a favor de uma formacao mais adequada ao modelo de atencao. As modificacoes no âmbito da formacao profissional trazem a demanda de um novo perfil de competencias para a docencia no ensino superior. Contudo, e necessario que as mudancas na teoria sejam, de fato, reproduzidas na pratica, no dia a dia da formacao e nos servicos. Assim, essa atuacao necessita valorizar os conhecimentos inerentes a Saude Coletiva, aos SUS e as Ciencias Sociais e Humanas. CONCLUSAO: Uma formacao responsavel, com o asseguramento da aptidao de seus profissionais de modo a atuarem no SUS, e, sem duvida, um dos caminhos para que possamos consolidar cada vez mais o nosso sistema para que seja fiel aos seus proprios principios. Sendo o SUS a principal matriz causal de transformacao numa visao macro da saude, as DCN como embasadoras dessa formacao e o Nucleo de Apoio a Saude da Familia (NASF) como proposta pratica dessa formacao no plano da Atencao Basica.
Referência(s)