
PLANOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO: TRAVESSIAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA COM A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
2016; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 1; Issue: 10 Linguagem: Português
10.15628/rbept.2016.3521
ISSN2447-1801
AutoresMylenna Vieira Cacho, Dante Henrique Moura,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo, baseado em análise documental e revisão bibliográfica, tem como objetivo discutir as relações entre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Educação Profissional no âmbito dos Planos Nacionais de Educação (2001- 2010; 2014 -2024). Para esse fim, contextualizamos as políticas públicas brasileiras direcionadas ao público daquela modalidade, delineamos a historicidade do PNE e refletimos sobre as metas e objetivos/estratégias apontadas nos Planos decenais, observando os interesses do mercado e perspectivas de concretização. O embasamento teórico sobre políticas públicas e Estado dá-se em Santos (2010) e Poulantzas (2000); sobre Educação de Jovens e Adultos, em Christofoli (2010) e Jardilino e Araújo (2014). Para a fundamentação das discussões documentais sobre os Planos, utilizamos Saviani (1998), Horta (1982), Mendonça (2002), Dourado (2010) e Di Pierro (2010).
Referência(s)