Música da televisão no cotidiano de crianças: um estudo de caso com um grupo de 9 e 10 anos de idade

2014; Volume: 11; Issue: 9 Linguagem: Português

ISSN

2358-033X

Autores

Sílvia Nunes Ramos,

Tópico(s)

Diverse Music Education Insights

Resumo

O presente estudo investiga como modelos musicais televisivos se manifestam na expressaomusical de criancas em fase inicial da escolarizacao. Tomando como referencia as teorias sobreaprendizagem social e televisao (Bree, 1995; Ferres, 1996, 2000; Lurcat, 1998; Morduchowicz, 2001),pedagogia critica (Giroux, 1999; Giroux; McLaren, 1995) e sobre a educacao musical no cotidiano(Souza, 2000), a pesquisa tem como questoes centrais: o que as criancas aprendem de musica comprogramas de televisao? Como interpretar essas experiencias vividas pelas criancas? A coleta dedados foi realizada com um grupo de 12 criancas, de 9 e 10 anos, em uma escola publica de PortoAlegre (RS). O estudo contribui para uma visao diferenciada do papel da midia no cotidiano de criancase os processos de apropriacao musical televisiva.

Referência(s)