Música da televisão no cotidiano de crianças: um estudo de caso com um grupo de 9 e 10 anos de idade
2014; Volume: 11; Issue: 9 Linguagem: Português
ISSN
2358-033X
Autores Tópico(s)Diverse Music Education Insights
ResumoO presente estudo investiga como modelos musicais televisivos se manifestam na expressaomusical de criancas em fase inicial da escolarizacao. Tomando como referencia as teorias sobreaprendizagem social e televisao (Bree, 1995; Ferres, 1996, 2000; Lurcat, 1998; Morduchowicz, 2001),pedagogia critica (Giroux, 1999; Giroux; McLaren, 1995) e sobre a educacao musical no cotidiano(Souza, 2000), a pesquisa tem como questoes centrais: o que as criancas aprendem de musica comprogramas de televisao? Como interpretar essas experiencias vividas pelas criancas? A coleta dedados foi realizada com um grupo de 12 criancas, de 9 e 10 anos, em uma escola publica de PortoAlegre (RS). O estudo contribui para uma visao diferenciada do papel da midia no cotidiano de criancase os processos de apropriacao musical televisiva.
Referência(s)