Artigo Produção Nacional Revisado por pares

OS TERRITÓRIOS CERRADEIROS NAS AULAS DE GEOGRAFIA: análise da abordagem do conceito de Cerrado no Currículo Referência da Rede Estadual de Educação de Goiás

2015; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 5; Issue: 10 Linguagem: Português

ISSN

2236-3904

Autores

Flávia Gabriela Domingos Silva, Míriam Aparecida Bueno,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

A concepcao que discute o Cerrado como territorio contribui para a compreensao da complexidade desse conceito, uma vez que o problematiza a partir da articulacao entre elementos do bioma, dinâmicas economicas e politicas e relacoes sociais e culturais. Assim, e imprescindivel que tal perspectiva seja abordada pela Geografia Escolar e auxilie na formacao cidada de criancas e adolescentes, sobretudo daqueles que habitam os territorios cerradeiros. Considerando a influencia do curriculo formal na efetivacao do processo de ensino- aprendizagem, este artigo propoe analisar como o conceito de Cerrado e abordado pelo Curriculo Referencia da Rede Estadual de Educacao de Goias, especificamente nos conteudos referente aos 6o, 7o, 8o e 9o anos do Ensino Fundamental, enfatizando a contribuicao de tal documento ao trabalho docente acerca da tematica dos territorios cerradeiros. PALAVRAS-CHAVE Cerrado, Territorio, Geografia Escolar, Curriculo Formal. THE CERRADEIROS TERRITORIES IN GEOGRAPHY CLASSES: analysis of the approach of the concept of Cerrado on the Curriculo Referencia da Rede Estadual de Educacao de GoiasABSTRACT The conception which discusses the Cerrado as territory contributes to the understanding of the complexity of this concept, since the discusses from the articulation between elements of the biome, economic and political dynamics and social and cultural relations. Thus, it is essential that this perspective be addressed by the School Geography and assist in civic education of children and adolescents, especially those who inhabit the cerradeiros territories. Considering the influence of the formal curriculum in the effectivation of the teaching-learning process, this paper proposes to examine how the concept of Cerrado is approached by the Curriculo Referencia da Rede Estadual de Educacao de Goias, specifically in the contents related to the 6th, 7th, 8th and 9th grades of elementary school, emphasizing the contribution of such a document to teaching about the theme of cerradeiros territories. KEYWORDS Cerrado, Territory, School Geography, Formal Curriculum. ISSN: 2236-3904REVISTA BRASILEIRA DE EDUCACAO EM GEOGRAFIA - RBEGwww.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

Referência(s)