
O estudo da música a partir do paradigma dinâmico da cognição
2014; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Inglês
10.34018/2318-891x.2(1)17-36
ISSN2318-891X
Autores Tópico(s)Music Technology and Sound Studies
ResumoEste artigo tem como objetivo discutir a inclusao de conceitos, nocoes e teorias do paradigma dinâmico da cognicao no âmbito dos estudos em cognicao musical. Argumentamos que a area da cognicao musical interessa-se pouco pelas abordagens teoricas que buscaram alternativas em relacao as posicoes filosoficas centrais das ciencias cognitivas, as quais, muitas vezes, tomam-se como certas sem nenhum criticismo e que carregam consigo consequencias profundas no entendimento corrente da mente musical. O texto inicia-se com uma breve descricao do paradigma tradicional das ciencias cognitivas, ao qual se chama de cognitivismo classico. A segunda secao descreve o paradigma dinâmico da cognicao atraves de uma sucinta explanacao que intenta estabelecer um contraponto entre as duas abordagens, apresentando alguns dos seus conceitos-chave. Na terceira secao, ilustra-se o paradigma dinâmico da cognicao atraves de tres abordagens diferentes: a abordagem ecologica da percepcao; os sistemas dinâmicos e o conceito de auto-organizacao; o emergentismo. Por fim, na quarta e ultima parte do texto, sao evidenciadas algumas contribuicoes conceituais ofertadas ao estudo da mente musical atraves de consideracoes das teorias do paradigma dinâmico da cognicao. The study of music from dynamic paradigm of cognition Abstract: This paper aims at discussing the insertion of concepts, notions and theories from the dynamic paradigm of cognition in studies on music cognition. There has been little interest regarding the theoretical approaches in music cognition that seek alternatives to the central philosophical positions of cognitive science, which are often postulated without any criticism and carry profound consequences for the current understanding of musical mind. The first part reports a brief descript- tion of the traditional paradigm of cognitive science, which is here called classical cognitivism. The second section describes the dynamic paradigm of cognition through a brief explanation that tries to establish a confrontation between the two approaches, by discussing some of its key concepts. The third section illustrates the dynamic paradigm of cognition through three different approaches: the ecolo- gical approach to perception; dynamical systems and the concept of self-organi- zation; the emergentism. Finally, the fourth and last part emphasizes some con- ceptual contributions that have been offered from theories of the dynamic para- digm of cognition to the study of musical mind. https://doi.org/10.34018/2318-891X.2(1)17-36
Referência(s)