
Comunicação, economia criativa e desenvolvimento local: a experiência do 'Núcleo de Comunicação Bombando Cidadania'
2015; Intercom; Volume: 38; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/1809-5844201524
ISSN1980-3508
AutoresJéfte Fernando de Amorim Barbosa, María Salett Tauk Santos,
Tópico(s)Cultural Industries and Urban Development
ResumoResumo O estudo analisa as apropriações da economia criativa pelos comunicadores do Núcleo de Comunicação Bombando Cidadania, no bairro da Bomba do Hemetério, Recife, Pernambuco. Parte-se dos aportes da Comunicação para o desenvolvimento e da perspectiva dos estudos culturais latino-americanos sobre apropriações culturais e culturas populares. Como ferramenta metodológica, utiliza-se o roteiro de entrevista semiestruturada, meio de compreensão do caráter simbólico dessas apropriações. São utilizadas a pesquisa documental e bibliográfica para construção do escopo teórico sobre economia criativa e desenvolvimento local. Destaca-se, desse processo, o uso dos relatórios da Unesco, do Plano da Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura do Brasil e de documentos do Programa Bombando Cidadania. A pesquisa conclui que a apropriação da economia criativa contribui com a redução de desigualdades no campo simbólico, mas tem fragilidades materiais para a construção do desenvolvimento local nos contextos populares.
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