
ESTUDO DA TEORIA DAS FILAS EM UM SISTEMA MÉDICO-HOSPITALAR NA CIDADE DE BELÉM-PA
2012; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
1984-3534
AutoresAna Laura de Figueiredo Chaves, Ciro Jardim Figueiredo, Luciano Pacheco Vasconcelos, Cláudio Mauro Vieira Serra,
Tópico(s)Customer Service Quality and Loyalty
ResumoA necessidade de manter sempre um bom servico a ser oferecido aos clientes exige cada vez mais esforcos das empresas na busca por ferramentas que auxiliem neste sentido. Uma ferramenta para avaliar a eficacia de um determinado servico e a Teoria das Filas. Os calculos dos modelos de Teorias das Filas sao usados para identificar se ha longos periodos de espera pelos clientes em servicos de atendimento, alem de avaliar as necessidades inerentes como falta de servidores para atender a demanda e falhas durante o processo de atendimento. Assim, este estudo objetivou avaliar o processo de atendimento em uma empresa de servicos medico na cidade de Belem-PA. Coletaram-se informacoes sobre o intervalo de tempo de chegada de clientes e o tempo no atendimento. Os resultados apontaram que o numero de servidores nao era o suficiente para atender a demanda existente e em determinados atendimentos os funcionarios tinha que se deslocar ate outro ponto para concluir o atendimento, implicando no aumento da fila. Palavras-chave: Servicos, Clientes, Processos deterministicos
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