Percepções de Marca e Comportamento do Corredor de Rua

2015; UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2448-2129

Autores

Joana Ferreira Ahouagi, Marlusa Gosling, Marcelo Aureliano Monteiro de Andrade,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este estudo teve como objetivo central identificar as marcas mais relacionadas a corrida de rua, segundo as percepcoes dos proprios corredores de Belo Horizonte, MG, alem de verificar suas principais impressoes em relacao a elas. Foi analisado, ainda, o comportamento desses individuos em relacao as decisoes de consumo dentre as diversas marcas atuantes neste segmento, assim como a compatibilidade das estrategias e do posicionamento buscados pelas organizacoes junto as percepcoes dos corredores. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratoria qualitativa, adotando-se um roteiro de entrevistas semiestruturado e uma amostragem por conveniencia. O perfil buscado restringiu os respondentes a homens e mulheres que tivessem ao menos um ano de pratica regular de corrida e que houvesse participado de no minimo uma corrida de rua organizada em Belo Horizonte nos ultimos doze meses. Dentre os principais resultados, verificou-se haver uma restrita relacao de marcas que sao associadas pelos corredores a corrida de rua. Alem disso, foram identificadas algumas marcas de artigos esportivos com um bom posicionamento de mercado, uma vez que tem sido eficazes em comunica-lo a seu publico-alvo. A metodologia usada se limita a pontuar fatos isolados e a apontar novos direcionamentos para pesquisas – como, por exemplo, a compreensao mais aprofundada acerca das estrategias das marcas que aparentaram ser bem sucedidas nesta pesquisa –, e nao se propoe a impor generalizacoes de suas conclusoes ao restante da populacao analisada.

Referência(s)