
Ecopatio – um caminho para a sustentabilidade
2011; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 4; Issue: 4 Linguagem: Português
10.5902/223613083954
ISSN2236-1308
AutoresFabiane de Melo, Jumaida Maria Rosito,
Tópico(s)Environmental Education and Sustainability
ResumoEsse trabalho, com início em abril de 2009, teve por principal objetivo repensar o ambiente escolar das escolas municipais de Ensino Fundamental, localizadas na zona urbana do Município de Araricá, na região leste do estado do Rio Grande do Sul (Brasil). A seleção das escolas que deveriam compor a amostra foi feita com o apoio da Escola Ambiental “Espaço Sementes da Vida” e da Secretaria de Educação do município, através da avaliação dos projetos apresentados pelas escolas participantes do Concurso “Ecopátio”. A idéia do projeto era de que as instituições de ensino repensassem o pátio da escola, criando meios sustentáveis para redesenhar o ambiente, bem como repensassem o termo “lixo”, modificando seu uso. As escolas foram avaliadas por uma comissão composta por diferentes segmentos da sociedade que visitou o ambiente escolar para verificar a execução das ações propostas. A metodologia utilizada permitiu a implantação de um processo coletivo de produção e troca de saberes, proporcionando uma ação educativa interdisciplinar em toda a comunidade escolar, possibilitando a ecoalfabetização de alunos, professores e funcionários.
Referência(s)