O Sistema de Informação Geográfica (GIS) como estratégia nas decisões do setor de Transportes no Brasil
2010; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2178-4833
AutoresLaiza Meira de Borba, José Luis Gomes da Silva,
Tópico(s)Linguistics and Language Studies
ResumoO transporte e a area operacional da logistica que geograficamente movimenta e posiciona os materiais, sendo fundamentais para seu desempenho o custo, a velocidade, a consistencia e a informacao. As mudancas economicas no Brasil motivaram as empresas a buscarem alternativas que viabilizasse os processos de trocas de mercadorias entre as regioes produtoras e consumidoras, ultrapassando as dimensoes geograficas do territorio brasileiro. Assim, o estudo no setor de transportes tornou-se fundamental para as empresas criarem vantagens competitivas e para o governo criar meios de atender essa demanda, direcionando os investimentos neste setor. Diante deste cenario, o Sistema de Informacao Geografica passa a ser uma ferramenta estrategica, tornando-se facilitadora de tomada de decisoes. O artigo tem como objetivo investigar o Sistema de Informacao Geografica como estrategia nas decisoes do setor de transportes no Brasil. O estudo tem como base a revisao bibliografica e a pesquisa de campo englobando Centros de Distribuicao da regiao da Grande Sao Paulo. O resultado da pesquisa permite a discussao dos beneficios obtidos e das oportunidades identificadas com a utilizacao GIS.
Referência(s)