
Planejamento de um Serious Games Voltado para Saúde Bucal em Bebês
2011; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22456/2175-2745.17679
ISSN2175-2745
AutoresAlana Marques de Morais, Liliane dos Santos Machado, Ana Maria Gondim Valença,
Tópico(s)Mobile Learning in Education
ResumoSerious games são jogos computacionais que tem como principal característica ensinar aspectos específicos de disciplinas ou treinar habilidades operacionais e comportamentais. Esses jogos unem a diversão dos videogames convencionais com: elementos de tomada de decisão, sistemas de avaliação e planejamento pedagógico a fim de criar um ambiente de aprendizado envolvente. Essas características ampliam as possibilidades de atuação desses jogos e, por isso, chamam a atenção de outras áreas do conhecimento. Nesse sentido, merecem destaque os projetos em parceria com os profissionais da saúde que tem contribuído de forma significativa no treinamento, educação e informação de profissionais e pacientes. É neste contexto da multidisciplinaridade nos serious games que este artigo apresenta a metodologia utilizada, com base na avaliação da Abordagem de Comunicação, no planejamento de um jogo voltado para mães, com intuito de ensinar e informar sobre conceitos relacionados à saúde bucal de bebês. O termo Abordagem de Comunicação refere-se a uma série de informações importantes na construção do jogo, dentre elas: conceituação artística, tipo de narrativa, roteiro, enredo, ambiente, interatividade, gênero do jogo, enredo e jogabilidade.
Referência(s)