Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Identidade de Gênero e Cultura Midiática nas Imagens da Campanha pela Real Beleza Dove

2022; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18224/pan.v4i1.3472

ISSN

2237-1087

Autores

Marcia Regina Santos Brisolla, Lívia Santos Brisolla,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

RESUMO: Este trabalho analisa a representação da mulher nos anúncios impressos da campanha pela real beleza Dove, veiculados no Brasil, no período de 2004 a 2005. A campanha propõe a quebra de estereótipos da imagem da mulher disseminada pela mídia, utilizando em seus anúncios mulheres comuns, que não são modelos profissionais. A representação visual e verbal nas mensagens publicitárias funciona como um mecanismo ideológico para a construção e reprodução das identidades de gênero. As informações obtidas com a análise revelaram que a beleza real proposta pela marca está atrelada a alguns referenciais e atributos considerados naturalmente femininos como a sedução e a exposição do corpo. PALAVRAS-CHAVE: Representação; Propaganda; Beleza

Referência(s)
Altmetric
PlumX