OS REFLEXOS DA QUALIDADE DO ENSINO JURÍDICO PELO EXAME DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL
2013; Volume: 13; Issue: 24 Linguagem: Português
ISSN
1982-3037
AutoresMuriel Amaral Jacob, Raquel Cristina Ferraroni Sanches,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoConcluido o curso de Direito, grande parte dos bachareis realizam a prova do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil para se habilitarem como advogados junto a OAB, orgao de classe responsavel pelo exame, e iniciar no mercado de trabalho por meio da advocacia. Contudo, a maioria nao obtem exito e compoem os altos indices de reprovacao. Assim sendo, o que se pretende discutir no presente trabalho e se referida prova realmente se faz necessaria, levantando-se uma das polemicas que o envolvem: se realmente os baixos numeros de aprovacao representam ou refletem a qualidade do ensino juridico superior. Igualmente, busca-se a analise da metodologia adotada nas provas, uma vez que referido exame deveria se pautar na cobranca de conhecimentos basicos exigiveis de um advogado principiante com visao critica, porem a avaliacao se eleva ao nivel dos concursos mais dificeis do pais e, ainda, com a cobranca de conhecimentos tecnicos, sem a preocupacao com a formacao humanistica do profissional. Parte-se de um estudo descritivo e exploratorio, com base na pesquisa bibliografica e referencial, analisando os indices de reprovacao, o conteudo da prova e a forma de avaliacao dos cursos de Direito, e se trata de uma pesquisa em andamento, com alguns resultados momentâneos, tais como: o enfoque da prova da OAB e se esta de fato vem se preocupando com a educacao juridica e a formacao de profissionais qualificados.
Referência(s)