
UNIVERSALIZAÇÃO DO ACESSO E DA PERMANÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: ASPECTOS DOS ESTADOS DE SANTA CATARINA E MINAS GERAIS
2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22294/eduper/ppge/ufv.v6i1.592
ISSN2178-8359
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO objetivo deste artigo e problematizar questoes relacionadas a qualidade do Ensino Medio a partir de informacoes estatisticas de estudantes e professores do Brasil, cotejando-as com dois estados da federacao, nomeadamente Santa Catarina e Minas Gerais. Busca-se apreende-las dentro de determinado contexto, demarcado por desigualdades economicas, politicas, sociais, culturais e educacionais. Para tanto, serao tratadas as dimensoes da universalizacao do acesso e da permanencia no Ensino Medio. O estudo aponta uma escola media desigual e identicamente precaria no Brasil, inclusive nos referidos estados da federacao. Sugere que a garantia do direito ao Ensino Medio de qualidade para todos depende da institucionalizacao do Sistema Nacional de Educacao como elemento articulador de um esforco coletivo dos entes federados, e da construcao de uma politica de financiamento ancorada na perspectiva de qualidade para a educacao publica.
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