
Integrando curtas-metragens e a rede social Edmodo em aulas de língua espanhola: experiências de docência do PIBID
2016; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português
10.33871/23594381.2015.13.2.675
ISSN2359-4381
AutoresHigor Miranda Cavalcante, Greice da Silva Castela, Antonio Antunes Ferreira Filho,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoEsse texto tem por objetivo relatar a experiência de docência de dois acadêmicos do segundo ano do curso de Letras, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Espanhol, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). A oficina relatada abrangeu 4 dias de aula, totalizando 8 horas/aula, nos meses de junho e julho de 2015, e foi realizada em uma turma de nível 1 de Língua Espanhola de um Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM) que funciona em um colégio da rede estadual de ensino, localizado em um bairro de periferia da cidade de Cascavel- Pr. A proposta da oficina era utilizar em aulas presenciais curtas-metragens, textos disponíveis na Internet que abordam a temática dos curtas-metragens escolhidos e intercalar discussões orais em sala com realizar a interação dos alunos por meio da rede social Edmodo, voltada para educação e interação de professores e alunos. A proposta está fundamentada em autores que discutem o uso do Edmodo na Educação, o uso de curtas-metragens no ensino e a utilização do computador em sala de aula. Constatamos que a elaboração e aplicação da proposta foi relevante tanto para os acadêmicos de iniciação à docência como para os alunos da escola.
Referência(s)