Crianças pequenas fazendo Musicalização: contribuições dos brinquedos em processos educativos

2015; UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO; Issue: 40 Linguagem: Português

10.20435/série-estudos.v0i40.817

ISSN

2318-1982

Autores

Aline Sommerhalder, Ilza Leme Zenker Joly, Camila Marques dos Santos, Camila Tanure Duarte,

Tópico(s)

Music Education and Analysis

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa que identificou processos educativos presentes nas praticas de musicalizacao com criancas, tendo como apoio o uso de brinquedos. Realizou-se observacao participante em dois grupos de musicalizacao com criancas, entre 2 e 3 anos de idade, com registro em diario de campo. Os resultados permitiram concluir que o processo de musicalizacao foi enriquecido de forma significativa pelos brinquedos disponibilizados para as criancas. Chocalhos, lencos, cavalos de pau, bichos de pelucia, fantoches, bonecas de pano, livros de historias infantis, incentivaram a participacao das criancas em cantos e dancas, ampliaram as relacoes entre criancas e seus pares e criancas e adultos, funcionando como apoios ludicos colaboradores na acolhida e convivencia das criancas, na ampliacao de suas interacoes e fortalecimento de vinculos afetivos, sobretudo na promocao de momentos prazerosos, sensiveis e mais humanizadores nas praticas de educacao musical com criancas.

Referência(s)