Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O legado educacional da transição russa: elementos para analise da política educacional do período pós-revolucionário

2015; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 15; Issue: 65 Linguagem: Português

10.20396/rho.v15i65.8642714

ISSN

1676-2584

Autores

Malila da Graça Roxo Abreu,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo é o resultado das análises produzidas durante pesquisas no Mestrado em Educação (UFMA), que apresenta a experiência educacional desenvolvida na Rússia, país em que se deu a primeira revolução socialista do mundo. Tal fato configurou-se como um divisor na história da humanidade, porque foi nesse país que se mostrou a possibilidade histórica de organização da sociedade em outros moldes - a sociabilidade socialista. Conjuntamente com as transformações da economia e o desenvolvimento de novas relações sociais tiveram início mudanças na educação russa sob a direção do Comissariado do Povo para Instrução Publica (NarkomPros) que tinha por meta a alfabetização geral e a educação política da população. Para tanto um grande contingente dos recursos existentes naquele país foi disponibilizado para a concretização de tal política. O texto discute as seguintes questões: O contexto da Revolução;O papel da escola na consolidação dos ideais da Revolução; O Comissariado do Povo para Instrução Pública (NarKomPros) e suas realizações e a Escola de Lepeshinskiy. A práxis educacional russa aqui apresentada constitui-se como um importante legado para os que lutam para a construção de uma escola emancipadora.

Referência(s)