
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO DE GEOGRAFIA: AGENDA 21 ESCOLAR NO ENSINO BÁSICO
2011; National University, Costa Rica; Volume: 2; Linguagem: Português
ISSN
2215-2563
AutoresDébora Olivato, Humberto Gallo, Magda Adelaide Lombardo,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoA Agenda 21 Global, desenvolvida no âmbito da ONU e ratificada por diversos paises a partir da CNUMAD/Rio-92, preve o desdobramento dos seus preceitos e o estabelecimento de diretrizes e metas em agendas de sustentabilidade em diferentes escalas e abordagens. O trabalho apresenta uma analise da aplicacao da Agenda 21 Escolar a partir da realizacao de uma pesquisa participante em uma escola publica, localizada no municipio de Sao Paulo - Brasil. Tendo como base o conceito de interdisciplinaridade, buscou-se avaliar se esse tipo de projeto consegue ampliar o entendimento das questoes socioambientais em escala local pelos diversos sujeitos envolvidos (alunos, professores, funcionarios, direcao, pais, comunidade local, orgaos publicos, etc.), bem como estimular a participacao e o envolvimento da comunidade escolar na busca de solucoes para os problemas do “lugar”.
Referência(s)