AÇÕES ESTRATÉGICAS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE VISUAL: RELATO DE UMA EXPERIENCIA
2003; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português
10.7322/jhgd.39780
ISSN2175-3598
Autores Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoO objetivo deste trabalho foi o de descrever os passas estratégicos para a consbução e a implantação de um projeto que envolveu ações de promoção e proteção da saúde das crianças de O a 7 anos, do município de Morungaba, SP, de 2000 a 2003. A área escolhida foi a da ocular. Contou-se com a participação de atares sociais locais – educação, saúde, ONG e famílias – que interagem, de alguma forma com essa população infantil. As estratégias básicas foram o planejamento do processo de trabalho com os representantes locais; participação da comunidade; realização de parcenas; intersetorialidade e capacitação sobre noções de saúde ocular para atores sociais (empoderamento). Os resultados qualitativos foram considerados os mais relevantes. Foram implementadas no Município a partir do projeto: ações de educação em saúde desenvolvidas com os atores sociais e destes, com as crianças população-alvo; ações intersetoriais e interinstitucionais— Prefeitura, Educaçào, Saúde, ONG e parcerias com empresas locais. A liderança politico-institucional local assumiu e desencadeou o projeto, comprometendo-se com sua continuidade por meio da criação de uma lei, institucionalizando ações de promoçao da saúde oculare prevenção de problemas visuais para crianças moradoras do Municipio; ocorreu a articulação do setor público com o privado e o Projeto passou a apresentar condições para ser auto-sustentável. Quanto aos resultados quantitativos, cerca de 1600 crianças foram triadas, até novembro de 2002. A triagem visual detectou 12% de crianças com prol~lemas visuais e em 2002 cerca de 10%. O projeto teve continuidade em 2003 com a ampliação das ações. As ações propostas e desenvolvidas foram de baixo custo utilizando a mão de obra local.
Referência(s)