Pierre Bourdieu e a história
2002; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 3; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/2237-101x003004005
ISSN2237-101X
Autores Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoROGER CHARTIER: Nao vou fazer hoje uma conferencia formal, nem uma apresentacao exaustiva da obra de Pierre Bourdieu. Gostaria de compartilhar algumas ideias ou reflexoes com voces e tambem sublinhar a importância do trabalho de Bourdieu segundo duas linhas. A primeira seria a contribuicao de Bourdieu para a pratica da sociologia cultural, da antropologia cultural e, mais ainda, em relacao com a minha propria competencia, a da historia cultural. A partir dai, focalizaremos a atencao sobre o livro Les Regles de l’art [As Regras da arte] e tambem sobre Meditations Pascaliennes [Meditacoes pascalianas], que me parece ser um dos livros mais comoventes e importantes de Bourdieu. A segunda questao que gostaria de sublinhar e a contribuicao do trabalho de Pierre Bourdieu para a definicao de uma dimensao historica de todas as ciencias sociais — nao unicamente a historia, mas tambem a sociologia ou a antropologia. Comecarei propondo uma leitura de As Regras da arte que pode nos ajudar a pensar como a obra de Bourdieu pode contribuir para transformar nossas praticas de historiadores culturais. As regras da arte foi publicado em 1992, na Franca, livro que tem por subtitulo Genese e estrutura do campo literario, onde ha uma definicao do que poderia ser uma ciencia das obras culturais, como escreve Bourdieu. Esta definicao se constroi em oposicao a todos os postulados classicos da critica literaria, da historia da literatura, da historia da arte, calcados na figura do criador incriado — ou seja, na ideia de que cada obra possui uma singularidade irredutivel, na imediatez supostamente compartilhada da experiencia estetica ou na ideia de que ha uma disposicao universal ao juizo estetico. Contra estes postulados, que sao classicos na tradicao da historia das ideias, na historia das producoes este
Referência(s)