Artigo Acesso aberto Produção Nacional

COMUNICAÇÃO E GESTÃO ORGANIZACIONAL EM TEMPOS DE VIGILÂNCIA E CONTROLE: DO PANÓPTICO AO BINÓCULO

2014; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5752/p.2237-9967.2013v2n2p42-59

ISSN

2237-9967

Autores

Marcelo Silva, Mônica Aparecida De CASTRO,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este artigo aborda a relação da comunicação interna com o imaginário e a cultura das organizações, tendo como objetivo discutir a influência da cultura brasileira no ambiente organizacional e nos estilos de gestão que têm sido levados a cabo por diferentes organizações. Buscamos assim, uma reflexão sobre a necessidade da comunicação interna desvendar e transformar o imaginário e a cultura das organizações para a construção de melhores ambientes de trabalho, mais diálogo e equilíbrio entre a ética e a estética do discurso institucional/mercadológico, eivado de uma série de eufemismos que servem para escamotear os sistemas de vigilância e controle, “romantizando” as práticas que permeiam sua cotidianidade, apagando as contradições próprias da sociedade e organizações contemporâneas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX