Visibilidade mediada: personalização e promoções na cobertura de futebol1

2002; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Issue: 26 Linguagem: Português

10.5902/231654648013

ISSN

2316-5464

Autores

Cláudia Regina Fonseca Fonseca,

Tópico(s)

Media and Communication Studies

Resumo

Este artigo faz uma reflexao sobre o lugar da cobertura jornalistica dos esportes no regime de visibilidade mediada que caracteriza a contemporaneidade. A partir da analise da cobertura do Campeonato Carioca de Futebol de 1999 pelo Extra e da Copa do Mundo de 1998 por O Tempo, de Belo Horizonte, apresento a personalizacao e as promocoes como dois modos operatorios caracteristicos da cobertura de futebol nos jornais dos anos 90 e de longa historia no jornalismo esportivo brasileiro. Concluo que esse jornalismo contribui para a profusao de imagens destituidas de necessidade que e preciso re-significar para construir sentidos no mundo contemporâneo.

Referência(s)
Altmetric
PlumX