Artigo Acesso aberto Produção Nacional

CONSTRUÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA E APRENDIZADOS COM A EXPERIÊNCIA NO MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA

2015; Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Volume: 13; Issue: suppl 2 Linguagem: Português

10.1590/1981-7746-sip00078

ISSN

1981-7746

Autores

Virgínia Alonso Hortale, María Socorro de Araújo Dias, Anya Pimentel Gomes Fernandes Vieira‐Meyer, Maria de Fátima Antero Sousa Machado, Neiva Francenely Cunha Vieira,

Tópico(s)

Higher Education and Employability

Resumo

Resumo No Brasil, ainda são escassos os estudos voltados à formação profissional em nível de pós-graduação para atuar no Sistema Único de Saúde. Este artigo tem por objetivo relatar a experiência de construção do Mestrado Profissional em Saúde da Família, oferecido pela Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família. Para tanto, apresenta os antecedentes dessa proposta e discute a concepção teórico-metodológica que permeou todo o processo. Conceitos de educação permanente, aprendizagem significativa e educação de adultos são discutidos de forma contextualizada com a criação do mestrado. Espera-se que esta experiência possa subsidiar reflexões em outros contextos de formação, sabendo que é um processo em andamento e que as questões relacionadas à concepção do curso e aos resultados percebidos até o momento fazem parte de um desafio maior que é o da educação de adultos.

Referência(s)