From Gramophone to live streaming: the evolution of the modes of listening to music - some implications
2015; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.11606/issn.2447-7117.rt.2015.107706
ISSN2447-7117
Autores Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoOuvir música sempre foi, desde os primórdios da humanidade, uma atividade essencialmente coletiva; indivíduos que ocupam um mesmo ambiente onde se tenha música sendo executada compartilham dessa experiência essencialmente acústica que é a arte musical. Com o advento dos meios de gravação e reprodução fonográfica, como o gramofone, a figura do intérprete foi virtualizada, uma vez que a presença real, ao vivo, de alguém tocando era dispensável devido á possibilidade de se ouvirem os sons previamente gravados através de um aparelho que capaz de reproduzi-los. A tecnologia foi avançando e, com o advento do chip, os aparelhos começaram a se tornar cada vez mais portáteis, até que na década de 1970, quando no Japão foi inventado o walkman, o modo de se ouvir música coletivamente se espalhou pelo mundo em escala industrial. Hoje em dia, com o acesso à internet, a circulação de informações muito mais veloz e aparelhos capazes de armazenar muito mais informação num pequeno espaço, ouvir música individualmente se tornou um hábito. Sendo assim, considerar, do ponto de vista pedagógico, esse acesso facilitado à música em qualquer lugar deve servir de base para a escolha de saberes, conteúdos e abordagens pedagógicas, numa proposta de educação musical em ambiente formal, uma vez que, para que haja um processo de ensino-aprendizagem significativo, é necessário dialogar com aqueles saberes prévios que o educando já traz consigo no dia a dia, de modo que ele desenvolva senso crítico em relação ao próprio gosto, numa vivência musical ampliada e enriquecida.
Referência(s)