
ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DE UNIÃO DA VITÓRIA-PR
2014; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.33871/23594381.2014.12.1.305
ISSN2359-4381
AutoresRosane Regina De Mattos, Camila Juraszeck Machado,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoO objetivo deste trabalho foi analisar os instrumentos de avaliação utilizados no ensino de biologia na educação de jovens e adultos, sob os pontos de vista do professor e do aluno, verificando o quanto o processo avaliativo contribui para um aprendizado efetivo. Além disso, foi analisado o perfil dos professores e alunos da disciplina de Biologia da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Os dados foram obtidos através de questionários pré-estruturados com questões fechadas e de múltipla escolha. Através dos resultados foi observado que a avaliação de aprendizagem na EJA é semelhante ao utilizado no ensino regular, no entanto houve predominância de trabalhos práticos e em grupo sobre os demais instrumentos avaliativos, sendo este também o método de avaliação preferido dentre os alunos. Verificou-se ainda que a maioria dos alunos gosta de biologia e considera que possui um bom rendimento nas avaliações nesta disciplina.
Referência(s)