
Simulação e estudos de caso no ensino de planejamento e controle da produção: um survey com professores da engenharia de produção
2015; Associação Brasileira de Engenharia de Produção; Volume: 26; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/0103-6513.145013
ISSN1980-5411
AutoresLeonel José Girotti, Marco Aurélio de Mesquita,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoResumo A geração de valor depende das prioridades competitivas (custo, qualidade, flexibilidade, serviço e entrega) que apoiam a estratégia empresarial. O papel dos Sistemas de Planejamento e Controle da Produção é fornecer informação e modelos para gestão eficiente dos recursos produtivos. Esta pesquisa trata do ensino dos tópicos MRP e APS/PF (programação finita) nos cursos de PCP. Os objetivos incluem levantar as práticas de ensino desses tópicos, focando nas estratégias simulação e estudos de caso, e avaliar se os professores diferenciam as duas abordagens de programação. O método empregado foi um survey com professores da Engenharia de Produção. Os resultados indicam que ambos os tópicos são amplamente abordados nos cursos (MRP: 100% abordam e 91% o consideram importante; APS: 81% e 72%, respectivamente). Destaca-se também que 78% consideram importante diferenciar as abordagens e que 85% acreditam que o uso de estudos de caso com software contribui para a melhoria do aprendizado.
Referência(s)