
Produção e consumo de alimentos: novas redes e atores
2015; Centro de Estudos de Cultura Contemporânea, CEDEC; Issue: 95 Linguagem: Português
10.1590/0102-6445143-177/95
ISSN1807-0175
AutoresAbel Cassol, Sérgio Schneider,
Tópico(s)Culinary Culture and Tourism
ResumoEste artigo analisa o processo de constituição das novas formas de produção e consumo de alimentos e suas relações. Seu objetivo central consiste em verificar qual é o papel desempenhado pelos consumidores nesse processo. O campo de observação empírica para realização do estudo foram grupos coletivos de aquisição de alimentos da Itália e as feiras de venda direta no Rio Grande do Sul, Brasil, constituindo-se em dois casos específicos. Foram verificadas entre eles diferenças significativas nas rotinas de consumo por parte dos consumidores, cujas motivações, valores e atribuições relacionadas aos alimentos e ao seu consumo mostram características particularizadas. A contribuição deste artigo às reflexões sociológicas sobre alimentação e consumo consiste em suscitar o debate em torno do papel dos consumidores na produção e comercialização de alimentos através de redes alternativas.
Referência(s)