AS FACES DA COMBINATÓRIA NO COTIDIANO

2015; Volume: 4; Issue: 7 Linguagem: Português

10.3387/rpem.v4i7.1047

ISSN

2238-5800

Autores

Pablo Egidio Lisboa da Silva, Maria de Jesus Gomes da Cunha, Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

As situacoes envolvendo a Combinatoria sao vivenciadas constantemente em nosso cotidiano. Somos submetidos frequentemente a fazer escolhas, como, por exemplo, qual a roupa adequada ou a melhor maneira para organizar objetos em prateleiras de uma estante. Na sala de aula e importante que os exemplos sejam propostos a partir de situacoes do dia a dia, para que esse conhecimento seja formalizado eficazmente. A habilidade na resolucao de problemas praticos primeiramente e vivenciada no cotidiano e so depois na sala de aula. Sendo assim, o conhecimento do aluno e resultado das experiencias escolares e extraescolares. Diante desses fatos, a oficina aqui relatada pretendeu trabalhar problemas combinatorios (produto cartesiano, arranjo, permutacao e combinacao) e estimular a capacidade de organizar e elaborar problemas que envolvam o raciocinio combinatorio. Para atingir os objetivos pretendidos, utilizamos situacoes comuns do dia a dia e fizemos uso de materiais manipulaveis para facilitar e dinamizar o trabalho. Concluimos que a insercao do material manipulavel e as experiencias cotidianas possibilitaram uma maior adesao as atividades e a construcao dos conceitos da Combinatoria de forma mais efetiva.

Referência(s)