Artigo Acesso aberto Revisado por pares

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE MARCA-PAÍS: UM ESTUDO SOBRE A MARCA BRASIL

2012; UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português

10.14210/rtva.v14n2.p164-183

ISSN

1983-7151

Autores

Janaína de Moura Engracia Giraldi, Ricardo Martins de Castro,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O conceito de marca saiu do escopo do produto e passou a ser elemento importante para aumentar e garantir a vantagem competitiva internacional de países. Este trabalho tem como objetivo principal a análise do processo de desenvolvimento da “Marca Brasil”. Para isso, foi empregada uma pesquisa exploratória, com entrevistas semiestruturadas com indivíduos que fizeram parte da criação da Marca Brasil e que integram a Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR). Foram comparados os passos do desenvolvimento de marca de países verificados na teoria com aqueles seguidos pela EMBRATUR na criação da Marca Brasil. Adicionalmente, os acertos e as falhas neste processo de desenvolvimento da marca foram destacados. Como resultado final, verificou-se que o Brasil seguiu parcialmente os principais passos referentes ao desenvolvimento de marca-país. Críticas e sugestões ao processo de construção de marca foram feitas, a fim de contribuir para o melhoramento da marca, servindo de base para o governo brasileiro melhorar suas estratégias de comunicação da marca, para empresas que pretendem utilizar a marca em seus processos de exportação, e também para futuros trabalhos sobre o tema, carente de avaliações sobre o processo de construção de marca de países.

Referência(s)