
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
2015; Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Volume: 13; Issue: suppl 2 Linguagem: Português
10.1590/1981-7746-sip00085
ISSN1981-7746
AutoresAndrezza Karine Araújo de Medeiros Pereira, Maísa Paulino Rodrigues, Geórgia Sibele Nogueira da Silva, Anya Pimentel Gomes Fernandes Vieira‐Meyer, Renata de Sousa Alves,
Tópico(s)Youth, Drugs, and Violence
ResumoResumo Este estudo apresenta as concepções e práticas de educação em saúde de profissionais da Estratégia Saúde da Família de um município de pequeno porte no estado do Rio Grande do Norte. A pesquisa foi realizada com 18 profissionais de nível superior: médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas entre outubro e dezembro de 2013. Fez-se uso da entrevista semiestruturada e da observação norteada em princípios etnográficos. A análise de conteúdo de Bardin subsidiou o exame do material. Os resultados apontam que as concepções e práticas de educação em saúde são orientadas por uma ‘educação bancária’, pautada na transmissão e reprodução de conhecimentos. As ações educativas são, eminentemente, direcionadas à prevenção de doenças e conduzidas, majoritariamente, por enfermeiros e estudantes de graduação em estágio nas Unidades Saúde da Família. Observou-se que a educação em saúde praticada não instrumentaliza os usuários para que desenvolvam autonomia e possam tornar-se sujeitos de suas vidas, de sua história.
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