
DISPOSITIVOS APLICADOS PARA A REFORMULAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DO ACOLHIMENTO MULTIPROFISSIONAL EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
2015; Editora Rede UNIDA; Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
2358-8306
Autores Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoINTRODUCAO: O acolhimento e uma diretriz da Politica Nacional de Humanizacao (PNH) do Ministerio da Saude que nao tem lugar, hora ou profissional especifico para fazer, pois trata-se de uma postura etica, que implica na escuta qualificada do usuario em suas queixas e o compromisso com a responsabilizacao pela resolucao, com ativacao de redes e compartilhamento de saberes (BRASIL, 2010). A experiencia que vem sendo realizada na Unidade Basica de Saude (UBS) Parque Sao Bernardo, em Sao Bernardo do Campo, foi proposta a partir da visualizacao de alguns fatores que estavam implicando negativamente na integralidade e resolubilidade do cuidado, como falta de orientacao do paciente ao adentrar na unidade, acolhimento realizado exclusivamente por profissional da enfermagem e somente para pacientes sintomaticos. DESCRICAO DA EXPERIENCIA: Foram realizadas oficinas de acolhimento com profissionais de todos os setores da unidade, entre eles recepcionistas, administrativos, agentes comunitarios de saude (ACS), e os diversos profissionais de nivel superior. O proposito foi em analisar e debater situacoes problemas do cotidiano da unidade que eram influenciadas pela forma como estava sendo realizado o acolhimento ate entao, resultando na proposicao de acoes de melhorias apontadas pelos trabalhadores participantes e gestao local. Das diversas oficinas, alguns encaminhamentos foram incorporados, entre eles a participacao dos ACS no primeiro receptivo abordando o paciente desde a porta da unidade para a orientacao do “cardapio de ofertas” do servico, a participacao de profissionais de outra formacao alem da enfermagem no acolhimento, a criacao de senhas em cores diferentes para facilitar o trânsito do usuario dentro da unidade e a criacao do Grupo de Trabalho (GT) do acolhimento composto por representacao profissional de cada setor em reunioes mensais para a avaliacao das situacoes exitosas e desastrosas para a constante melhoria do servico e do processo de trabalho. IMPACTOS: Com o ACS mais presente na UBS em alguns periodos da semana trouxe o beneficio de melhor compreensao dos fluxos da unidade e consequente orientacao na rua e dentro da unidade aos seus cadastrados. Na pratica, o tempo de espera do usuario no servico diminui em 18 minutos. A incorporacao das demais categorias no acolhimento em escalas, esta ampliando a qualificacao da escuta, do acesso, da resolubilidade e do vinculo do usuario com o servico. CONSIDERACOES FINAIS: O espaco protegido garantido para a reflexao deste processo de trabalho remete a logica da educacao permanente em saude, uma vez que o debate, a qualificacao e a instrumentalizacao ocorrem a medida que surgem os problemas. A previsao em medio prazo e que o tempo de agendamento para consultas e a circulacao desnecessaria do usuario na UBS diminua, ja que algumas demandas que antes nao eram ouvidas poderao ser solucionadas no proprio acolhimento, com orientacao correta. Esta mudanca ainda e relativamente recente, no entanto, vem demonstrando ser potente devido ao compromisso firmado entre os trabalhadores e a gestao da unidade.
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