
Movimentos sociais e ensino de Geografia: reflexões a partir da aplicação de oficinas pedagógicas
2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5902/2236499411012
ISSN2236-4994
AutoresMargarida de Cássia Campos, Vitor Ferreira de Souza,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEm uma sociedade excludente, coloca-se em pauta a necessidade imperiosa de repensarmos e ampliarmos o papel que os espacos de luta desempenham na contemporaneidade. Nesse contexto, o presente ensaio busca discutir o tema movimentos sociais no ensino de geografia e o desenvolvimento da criticidade como uma possibilidade de formacao do sujeito critico. Utilizamos uma abordagem metodologica qualitativa, a partir da aplicacao de duas oficinas pedagogicas, os instrumentos de pesquisas foram primeiramente levantamentos bibliograficos acerca da tematica debatida, organizacao, aplicacao e analise de uma atividade realizada em dois momentos, a primeira em uma sala do nono ano do ensino fundamental no Colegio Estadual Polivalente e a segunda no primeiro ano do ensino medio no Colegio Benjamin Constant, no municipio de Londrina/PR, em outubro de 2012 e abril de 2013, respectivamente, por ultimo, organizacao dos resultados obtidos e sistematizacao da redacao final. Palavras-chave: Ensino de Geografia; movimentos sociais; criticidade. DOI: 10.5902/2236499411012
Referência(s)