
Epistemologia das concepções abertas no ensino da educação física: o legado de Jean Piaget
2010; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português
10.20396/rfe.v2i2.8635510
ISSN1984-9605
AutoresJoaquim Francisco de Lira Neto,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO presente trabalho tem o objetivo de analisar a influência do pensamento de Jean Piaget (1896-1980) na proposta das Concepções Abertas no ensino da Educação Física. A epistemologia do autor constituiu uma das referências para a proposta em questão, o que torna necessário o estudo dos pressupostos gnosiológicos e ontológicos da teoria piagetiana para a melhor compreensão das implicações político-pedagógicas do ensino aberto. É possível identificar problemas e limitações das Concepções Abertas, que, por herdar as visões de homem e sociedade defendidas por Piaget, encontra-se presa aos parâmetros do ensino centrado no aluno.
Referência(s)