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Parto da Viola para "Orpheu": Amadeo de Souza-Cardoso, o sensacionismo e os "hors-textes" de "Orpheu 3"

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 20; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5007/2175-7917.2015v20n2p116

ISSN

2175-7917

Autores

Marta Soares,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

http://dx.doi.org/10.5007/2175-7917.2015v20n2p116Trou de la Serrure Parto da Viola Bon ménage Fraise Avant-garde é o longo título de um quadro do pintor português Amadeo de Souza-Cardoso. Parto da Viola (abrevio desta forma) foi pintado em Manhufe (terra natal de Amadeo no norte de Portugal) no período em que eclodia a revista Orpheu, em Lisboa. Apesar da frequente inclusão do pintor na história da revista (em grande parte devedora da narrativa de Almada Negreiros), ainda poucos estudos expandiram a relação entre as obras de Amadeo de Souza-Cardoso e no enquadramento artístico de Orpheu. O movimento sensacionista, criado por Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro, potencia várias abordagens aos contributos literários e plásticos. Neste artigo, centrar-me-ei na sensação e na sinestesia, uma das vertentes do sensacionismo. Após a contextualização artística e interdisciplinar de Orpheu, revela-se o resultado de uma investigação no espólio de Amadeo de Souza-Cardoso que pode reforçar o lugar de Amadeo na história da revista modernista.

Referência(s)