
Música ameríndia no Brasil pré-colonial: uma aproximação com os casos dos Tupinambá e Tapajó
2015; Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música; Volume: 21; Issue: 3 Linguagem: Português
10.20504/opus2015c2105
ISSN1517-7017
AutoresLíliam Barros, Maura Imazio da Silveira, Rafael Severiano, Lohana Gomes, Sidney Mayonn,
Tópico(s)Diverse Musicological Studies
ResumoO presente artigo tem como objetivo problematizar aspectos da prática musical das sociedades indígenas tapajônica e tupinambá a partir da análise das fontes coloniais e de instrumentos musicais e de sonorização contidos nos acervos arqueológicos das reservas técnicas arqueológicas do Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém, Pará, e do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Tendo como suporte as perspectivas teóricas da etnomusicologia em diálogo com a arqueomusicologia, busca-se ponderar sobre aspectos organológicos e os usos dos instrumentos musicais e sonorizantes oriundos das referidas coleções, e apresentar os contextos sobre instrumentos e práticas musicais tupinambá e tapajônicas contidas em fontes coloniais. Tais observações serão iluminadas pela literatura etnomusicológica sobre as práticas musicais indígenas nas Terras Baixas da América do Sul, ainda que de forma exploratória.
Referência(s)