Os ritornelos da canção cinematográfica: escuta, imaginário e imaginação
2013; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 7; Issue: 14 Linguagem: Português
10.11606/issn.1982-677x.rum.2013.69441
ISSN1982-677X
Autores Tópico(s)Arts and Performance Studies
Resumo<p>A empática ressonância entre a canção e o cinema fornece um manancial expressivo para a exploração de diferentes imbricações entre a dramaturgia, os ritmos pictóricos e o universo da palavra cantada nos filmes. Este artigo examina a singularidade formal da canção e sua consubstanciação criativa entre as sonoridades, a visualidade e a narrativa cinematográficas. O debate teórico é apoiado pelas ideias de Michel Chion acerca de como a canção diversifica o prisma expressivo do cinema e o conceito de ritornelo desenvolvido por Gilles Deleuze e Félix Guattari (1997) para se conceber a escuta cinematográfica da canção como uma implicação de ritmos do tempo – memórias e devires – materializados como ritmos da imagem, das sonoridades, da ficção e da palavra cantada.</p>
Referência(s)