Estudo da Influência Indiana na Moderna Filosofia Chinesa, Centrado na Análise das Traduções Chinesas do AbhidharmaKosa / Study of Indian Influence in Modern Chinese Philosophy, Centered on the Analysis of the Chinese Translations of Abhidharma Kosa
2011; Brill; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Inglês
10.34019/2236-6296.2011.v14.21807
ISSN1568-5276
Autores Tópico(s)Indian History and Philosophy
ResumoResumo O estudo do pensamento da modernidade chinesa tem sido abordado de um modo geral em duas principais vertentes; na introducao da filosofia ocidental e na formacao do Confucionismo moderno. Os estudos da filosofia ocidental na China moderna tratam geralmente do processo que se estende do fim do seculo XIX ate a forte influencia exercida pelo pragmatismo e pelo marxismo, durante as decadas de 20 e 30 do seculo XX. De um modo geral, esse processo tem sido pensado em sua relacao com a consolidacao da modernidade chinesa. Em contraste com isso, o surgimento do Confucionismo moderno e compreendido de forma frequente como uma reacao autoctone em relacao a modernidade; assim sendo, esses estudos dificilmente escapam de uma oposicao binaria em relacao a afirmacao e a negacao da modernidade. Existe, no entanto, outra vertente de pensamento que influenciou de forma decisiva o desenvolvimento do pensamento da modernidade chinesa e que e raramente estudada em seus proprios termos. Trata-se aqui da influencia da filosofia indiana, fortemente presente atraves do renascimento da escola Yogacara do Budismo na China moderna. Um aspecto importante dessa outra vertente de influencia e que ela traz em si a possibilidade de apresentar uma perspectiva divergente em relacao a oposicao binaria entre afirmacao e negacao da modernidade. Este estudo procura esclarecer o pano de fundo conceitual do pensamento indiano presente na China atraves de uma analise comparativa das duas traducoes chinesas do AbhidharmaKo?a de Vasubandhu; as traducoes de Paramartha (499-569) e Xuan Zhang (602-664). Essa analise sera centrada nos conceitos de “dharma” e “dharmapravicaia” (discriminacao analitica dos dharmas). Sera dada uma enfase especial as diferencas existentes entre esses conceitos e a concepcao das “dez mil coisas” (Wanyou) no pensamento chines tradicional. Palavras-chave: Filosofia indiana; Pensamento chines; AbhidharmaKosa Paramartha; Xuan Zhang; Dharma; Dharmapravicaya. Abstract In a general sense, studies on modern Chinese thought have been centered in two main currents. That is to say, in the introduction of western philosophy and in the formative process of modern Confucianism. Studies on the introduction of western philosophy treat generally the process that starts in the end of XIX century and culminates with the strong influence of pragmatism and Marxism on the twenties and the thirties of the XX century. Generally, this process usually is related to the consolidation of Chinese modernity. In a sharp contrast to this, modern Confucianism is frequently understood as an autochthone reaction against modernity. Those studies present a clear difficulty: they are based on a binary opposition between the affirmation and the denial of modernity. However, there is another current that is extremely influential in the development of modern Chinese thought and that is rarely studied in its own terms. Wevare making reference here to Indian philosophy, which is strongly present in the renaissance of the Yogacara school of Buddhism that takes place in modern China. One important aspect of this current is that it brings within itself the possibility of overcoming the binary opposition between the affirmation and the denial of modernity. This study tries to clarify the conceptual background of Indian thought present in China through a comparative analysis of the two Chinese translations of Vasubandhu´s AbhidharmaKosa. That is to say, of the translations of Paramartha (499-569) and Xuan Zhang (602-664). This analysis will be centered in the concepts of “dharma” and “dharmapravicaia” (analytical discrimination of the dharmas). It will be given a special emphasis on the difference between those concepts and the conception of “ten thousand things” (Wanyou) in traditional Chinese thought. Keywords: Indian philosophy; Chinese thought; AbhidharmaKosa; Paramartha; Xuan Zhang; Dharma Dharmapravicaya.
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