
Interdisciplinaridade: identificando concepções e limites para a sua prática em um serviço de saúde
2009; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5216/ree.v11.46895
ISSN1518-1944
AutoresDanyelle Rodrigues Pelegrino de Souza, Mariza Borges Brito de Souza,
Tópico(s)Public Health in Brazil
ResumoA excessiva especialização do conhecimento contribui para um cuidado fragmentado que pode ser superado através da interdisciplinaridade. Este estudo objetivou identificar as concepções que os profissionais de saúde possuem sobre a interdisciplinaridade e os limites que encontram na sua prática. É um estudo qualitativo desenvolvido em uma unidade de saúde do interior de São Paulo, no período entre março a julho de 2007. Os dados obtidos por entrevistas semi-estruturadas passaram por análise temática, da qual emergiram as categorias: "conceito de interdisciplinaridade", "habilidades valorizadas”, "recursos para o desenvolvimento da interdisciplinaridade e “desfechos do trabalho interdisciplinar". Os discursos revelaram que a interdisciplinaridade é um meio de se abordar uma situação-problema através da integração e intersecção de conhecimentos objetivando preencher lacunas do conhecimento. Relatam a importância de desenvolver habilidades de relacionamento interpessoal e de comunicação. Assinalam a necessidade de capacitação permanente e consideram como conseqüências do trabalho interdisciplinar: um atendimento integral, humano e mais qualificado, valorização profissional e dos serviços prestados pela Instituição. Conclui-se que estes profissionais possuem uma postura favorável à interdisciplinaridade, mas necessitam de vivenciar espaços que integra teoria e prática, objetivando a superação da formação cada vez mais fragmentada e disciplinar, que reflete nas suas atitudes.
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