
Etapas da elaboração do instrumento de classificação do grau de funcionalidade de pessoas com deficiência para cidadãos brasileiros: Índice de Funcionalidade Brasileiro - IF-Br
2013; Volume: 20; Issue: 3 Linguagem: Português
10.11606/issn.2317-0190.v20i3a103791
ISSN2317-0190
AutoresAna Cristina Franzoi, Denise Rodrigues Xerez, Mauricio Martín del Blanco, Tatiana Amaral, Antônio José Leal Costa, Patrícia Khan, Shirley Rodrigues Maia, Carolina Magalhães, Izabel Maior, Miryan Bonadiu Pelosi, Normélia Quinto dos Santos, Manuel Thedim, Lailah Vasconcelos de Oliveira Vilela, Marcelo Riberto,
Tópico(s)Maternal and Neonatal Healthcare
ResumoOs sistemas usados no Brasil para definir a incapacidade variam de acordo com o setor. A partir de uma recomendação da Presidência da República, uma força-tarefa interministerial foi organizada em janeiro de 2011 para desenvolver um modelo único de avaliação e classificação da incapacidade a ser usado em todo o país. O grupo de trabalho partiu de uma avaliação ampla de informações biodemográficas das pessoas com deficiência no Brasil obtidas a partir de fontes como o censo populacional, censo escolar, relação anual de informações sociais e pesquisa de informações básicas municipais, bem como grupos focais realizados com representantes de vários estados da federação, diferentes deficiências e faixas etárias. Por meio de reuniões mensais num período de 8 meses, foi escolhido o modelo conceitual da Classificação Internacional de Deficiências, Incapacidades e Saúde como base teórica e partir do qual foram selecionadas as 41 atividades e fatores ambientais que deveriam ser contemplados no em cada uma delas. A pontuação de cada atividade foi definida numa escala de 25 a 100, de acordo com o nível de independência. Ajustes para crianças foram realizados comparando o instrumento ao desenvolvimento esperado para cada faixa etária de acordo com a descrição presente em outros instrumentos. Além da avaliação quantitativa do grau de incapacidade, foi desenvolvida uma avaliação qualitativa seguindo a lógica fuzzy, específica para as deficiências visual, motora, auditiva e intelectual. A definição de notas de corte não foi efetuada e exige estudos futuros.
Referência(s)