Educação, televisão e pesquisa

1975; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0102-25551975000100007

ISSN

1806-9274

Autores

Renato Alberto T. Di Dio,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Duas posicoes antagonicas tem sido tomadas por escritores e educadores no curso da breve historia da televisao. De um lado, entre os que viram na televisao um instrumento prejudicial, Norman Cousin, editor do “Saturday Review of Literature”, afirmou que “saiu do tubo da televisao tamanho assalto contra a mente humana, ataque tao avassalador contra a imaginacao, tal invasao contra o bom gosto a ponto de serem superados os males causados por qualquer outro meio de comunicacao, com excecao do cinema ou do radio” (12). Com semelhante virulencia, um relatorio publicado pelo Banco Real do Canada incluiu este paragrafo: “A televisao deturpa nossa imagem do mundo ao limitar nossa oportunidade de selecionar e isolar as cousas a que devamos dirigir nossa atencao. Crescemos acostumados a mais estranha das justaposicoes: o serio e o trivial, o comico e o tragico...Eis ai um colapso de valores, uma fantasia de efeitos que lembra os destrocos deixados por uma tormenta”(12).

Referência(s)