Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Indústria cultural, desenvolvimento dependente e empresas em rede no Brasil contemporâneo: News, DirecTV, Globo e Abril

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Issue: 31 Linguagem: Português

10.22409/contracampo.v0i31.663

ISSN

2238-2577

Autores

João Martins Ladeira,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este artigo investiga a inserção da indústria cultural brasileira em mercados globais, analisando a adoção de uma trajetória organizacional pautada por um aumento da complexidade possível de descrever por meio da ideia de empresa em rede. Atenta-se para sua relação com o formato de desenvolvimento dependente, princípio estrutural herdado. Por um lado, a lógica da empresa em rede retoma o tema da associação tensa entre capital nacional e internacional, típica ao desenvolvimento dependente. Por outro, a complexidade contemporânea conduz tal tema a outro patamar. Concentra-se atenção nos negócios de televisão segmentada via satélite. A inércia das operações em televisão aberta justifica a escolha em projetos que oferecem, no Brasil, transformações inéditas no controle decisório e acionário.

Referência(s)
Altmetric
PlumX