Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Fatores socioculturais envolvidos no processo de aquisição da linguagem escrita

2015; CEFAC Saúde e Educação; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/1982-021620153414

ISSN

1982-0216

Autores

Karoline Kussik de Almeida Leite, Zélia Zilda Lourenço de Camargo Bittencourt, Ivani Rodrigues Silva,

Tópico(s)

Qualitative research in health

Resumo

OBJETIVOS:verificar a influência do meio sociofamiliar no processo de aquisição da linguagem escrita de crianças em atendimento fonoaudiológico e conhecer o perfil sociocultural de seus familiares.MÉTODOS:a investigação, de caráter qualitativo, teve como participantes, pais ou responsáveis de crianças atendidas no Estágio de Leitura/Escrita do curso de Fonoaudiologia de uma universidade pública. Para o levantamento sociodemográfico realizaram-se consultas a prontuários destas crianças além de entrevistas semiestruturadas a partir de um roteiro enfocando os hábitos culturais e familiares relativos à linguagem escrita.RESULTADOS:o estudo revelou que os familiares entrevistados eram na maioria de baixa renda, baixa escolaridade, provenientes de ambientes culturais de pouca valorização e estímulo ao uso da leitura e escrita, podendo repercutir no desempenho escolar de seus filhos.CONCLUSÃO:a carência socioeconômica e cultural observada no estudo pode ser minimizada através do apoio de redes sociais comunitárias e de políticas publicas de cultura e educação, visto que há interesse e expectativa das famílias na melhoria da educação de seus filhos.

Referência(s)