A perspectiva do professor pesquisador/reflexivo e a figura do Barão de Münchhausen
1969; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 21; Issue: 46 Linguagem: Português
10.26512/lc.v21i46.4641
ISSN1981-0431
AutoresKátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoTrata-se de uma pesquisa teórica que se orienta na perspectiva do materialismo histórico-dialético ao elencar categorias para análise que estruturam a produção teórica do professor reflexivo/pesquisador, neste caso são elas: relação teoria e prática, autonomia, emancipação, investigação-ação. A partir dessa análise, apresentamos cinco pressupostos que entendemos serem componentes da discussão da pesquisa do professor da educação básica. Finalizamos reafirmando a compreensão da educação como um campo de disputa hegemônica, e, portanto, pensar a pesquisa para a formação e atuação docente pode representar um processo de responsabilização ou de possibilidade emancipatória referendado na condição epistemológica e coletiva do ato de pesquisar.
Referência(s)