
Estudo e Dimensionamento do Gasoduto Bolívia/Brasil, um trabalho interdisciplinar
2003; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5753/cbie.wie.2003.152-157
ISSN2316-6541
AutoresClaudinei de Camargo Sant’Ana, Gisane Marcia Carvalho Dinnouti, Lucia Helena C Baccaglini, Afira Vianna Ripper,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoResumo: Este artigo apresenta resultados do projeto estudo e dimensionamento do Gasoduto Bolivia-Brasil em andamento em uma escola de ensino fundamental na rede publica de Campinas, SP. Este e um sub-projeto ligado ao projeto Ciencia na Escola - LEIA/UNICAMP e tem a finalidade basica de desenvolver o ensino baseado na pesquisa. Para fazer o dimensionamento do gasoduto, os alunos sao introduzidos a linguagem de programacao Logo e aos metodos de otimizacao da programacao dinâmica. O projeto envolve os professores das areas de historia, matematica, ciencias e portugues visando a constituicao de uma equipe interdisciplinar. Em sintese, o projeto incentiva e promove um ambiente no qual professores e alunos sao co-produtores de conhecimento e utilizam a informatica como ferramenta principal. Abstract: This paper provides results about the on-going project The Study and Sizing of the Bolivia-Brazil Gas Pipe, at a junior high public school in Campinas, SP, Brazil. This project is linked to a broader project supported by LEIA/UNICAMP, “Ciencia na Escola” (Science at School), in which the main goal is teaching through research projects. In order to dimension the gas pipe, the students were introduced to the programming language LOGO, and dynamic programming optimizing methods. This project engages History, Science, Mathematics and Portuguese teachers making an interdisciplinary work group. All in all, the project provides a motivating environment where students and teachers are active partners in the (re) construction of updated knowledge, using computer science technologies as the main tool.
Referência(s)