Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Avaliação de tecnologias em hospitais de ensino: desafios atuais.

2015; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português

10.18569/tempus.v9i3.1793

ISSN

1982-8829

Autores

Flávia Tavares Silva Elias, Luciana Simões Camara Leão, Eduardo Coura Assis,

Tópico(s)

Health Systems, Economic Evaluations, Quality of Life

Resumo

Objetivo: Analisar as características estruturais e processos de trabalho após dois anos da implementação de centros de avaliação da tecnologia em hospitais de ensino no Brasil. Método: Este estudo utilizou um questionário auto administrado online que pesquisou gerentes de vinte e quatro centros que participaram do concurso público 2009. Resultados: um total de Vinte gerentes concluíram o inquérito. Quatorze centros responderam que houve a formalização da área para o hospital. Todos eles relataram dificuldades em pessoal qualificado e recursos financeiros, as equipes foram capazes de oferecer cursos (dezesseis centros) e produzir algumas avaliações como os pareceres científicos (doze centros). Dezenove adotaram as orientações metodológicas de REBRATS. Conclusão: Percebeu-se que dois anos de execução destes centros não foram suficientes para atingir as características estruturais e processuais considerando o levantamento. A difusão da cultura HTA em um país sem tradição como o Brasil deve ser uma ação permanente para a qualidade dos cuidados de saúde.

Referência(s)