Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Reflexões Sobre a Aprendizagem de Matemática na Pré-escola

2012; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1806-9770

Autores

Ana Coêlho Vieira Selva, Ana Carolina Perrusi Brandão,

Tópico(s)

Diverse scientific research topics

Resumo

O estudo investigou o papel de diferentes representacoes na resolucao de problemas de subtracao por criancas de 4 a 6 anos. Noventa e seis criancas nas series de jardim I, jardim II e alfabetizacao foram distribuidas em quatro grupos que tinham diferentes materiais disponiveis para ajudar nos calculos realizados: 1 - material concreto; 2 - papel/ lapis; 3 - sem material; 4 - material concreto e papel/lapis. Realizou-se uma ANOVA verificando-se diferencas significativas apenas em relacao a serie, onde as criancas mais velhas obtiveram melhores desempenhos. Em todos os grupos, os materiais disponiveis foram pouco utilizados, observando-se uma preferencia pelo uso dos dedos. As principais estrategias observadas foram: modelagem, contagem crescente, contagem decrescente e fato numerico. O estudo ressalta a importância de que a pre-escola estimule o uso de diferentes recursos no ensino de matematica que possibilitem as criancas uma compreensao mais ampla dos conceitos matematicos

Referência(s)