
Cicloviagem, Lazer e Educação Ambiental
2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 18; Issue: 4 Linguagem: Português
10.35699/1981-3171.2015.1161
ISSN1981-3171
AutoresLuiz Gonçalves, Clayton da Silva Carmo, Denise Aparecida Corrêa,
Tópico(s)Physical Education and Gymnastics
ResumoO objetivo desse estudo foi identificar e analisar os processos educativos vivenciados por um grupo de cicloviajantes participantes do “Projeto de Educação Ambiental e Lazer” (PEDAL) durante uma cicloviagem na região da Serra da Canastra. A pesquisa envolveu notas de campo, as quais foram submetidas à análise qualitativa inspirada na fenomenologia. A análise dos dados permitiu identificar processos educativos relacionados à aprendizagem técnica, a empatia e a experiência sensível ao ambiente. Consideramos que a experiência promovida pela utilização da bicicleta pode favorecer fruição crítica do lazer e da educação ambiental.
Referência(s)